AMMA realiza percurso formativo

Teve início no dia 25 de janeiro o percurso formativo de educadores, idealizado pela OSC e realizado desde 2018, no início de cada ano. O objetivo é abordar, em duas semanas, os principais temas, para ampliar ainda mais o alcance, impactando na vida dos assistidos com oportunidades de desenvolvimento integral.

Conforme programação do nosso percurso formativo, foi realizado palestra para qualificar e refletir sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos, além de reafirmar a proposta metodológica do trabalho com as crianças e adolescentes que frequentam a organização. Foi abordado pela Diretora da OSC Talita Noé Souza o tema, com contextualização da realidade e o que acontece no entorno, modificações, inovações e mudanças e ainda às expectativas do público, trazendo reflexões sobre o território que atuamos e papel da equipe em intervenções seguras e qualificadas. 

Seguimos com a capacitação em Educação Positiva, nos dias 25 e 26, com jornada de aprendizagem sobre habilidades sociais e cognitivas, oferecendo subsídios, através de hábitos intencionais, pesquisados e validados pela ciência, estimulando a construção de boas convivências e estratégias para liderança e ajuda aos indivíduos de forma firme e gentil, auxiliando na prática de intervenções positivas e assertivas e não violentas, tornando os espaços mais seguros, pautado no diálogo, na reflexão, na cooperatividade, contribuindo de forma significativa com as mais diversas aprendizagens, onde o desenvolvimento de habilidades, autonomia, encorajamento, motivação e resolução de problemas estão no foco do processo educativo.

Dando continuidade aos trabalhos, no dia 27 janeiro foi ofertado palestra online com a Psicóloga Laura Marangoni, com o tema: Como desenvolver a autoestima em crianças e adolescentes através do trabalho dos educadores sociais.

Nos encontros do dia 31 de janeiro e 01 de fevereiro, foi oferecido aos educadores e coordenação pedagógica curso de meditação Mindfulness, tendo como proposta aprofundar técnicas de meditação que podem proporcionar um dia a dia mais equilibrado, consciente, saudável e com bem-estar.

Com as práticas realizadas durante o ano de 2021, observamos que ao desenvolvermos a cultura de Mindfulness dentro da OSC, os conflitos podem ser melhores gerenciados, a resiliência das crianças e adolescentes aumenta, o que permite dedicarem com mais foco, motivação e satisfação a programação diária.

O reforço aos cuidados com a saúde de todos, foi trabalhada através do realinhamento dos protocolos internos de saúde, junto a equipe, criando subsídios inclusive para prevenção e controle de infecções causadas pela corona vírus, onde entendemos que fazendo a nossa parte, contribuiremos para contenção.

À Capacitação do Sistema de Educação Municipal “O Papel da Educação na Prevenção da Violência contra a mulher e semana escolar de combate à violência contra a mulher”, vai de encontro com a proposta do Projeto “Quem AMMA Protege”, onde os profissionais de referência do Projeto participaram e debateram sobre as informações, interlaçando o conteúdo com a proposta do Plano de trabalho.

Os educadores participaram ainda, de capacitações pedagógicas, oferecidas pelo Programa Forças no Esporte, merecendo destaque a palestra: Gestão de conflito entre crianças e adolescentes.

As atividades foram pensadas e planejadas para responder às expectativas e também para recarregar energias e motivação, gerando reflexões para construção e o desenvolvimento das propostas de educação social em seus distintos âmbitos de ação e de intervenção socioeducativa.