Campanha Igualdade de Gênero: Elas podem

Para o mês de março, devido a comemoração do Dia da Mulher, o tema escolhido para ser trabalhado nas rodas de convivência, foi: Igualdade de gênero. 

A igualdade de gênero é uma questão de direitos humanos e uma condição de justiça social, sendo um requisito necessário para o desenvolvimento e a paz. 

A igualdade entre homens e mulheres exige, que todos tenham as mesmas oportunidades, direitos, rendimentos e obrigações. Ambos devem se beneficiar das mesmas condições.  

Por isso, foi trabalhado nas oficinas, atividades e rodas de conversa sobre o assunto. Gravamos também um vídeo relatando alguns fatores de desigualdade entre homens e mulheres e destacando a importância do empoderamento feminino, que visa o equilíbrio de poder, ao criar as condições para que as mulheres sejam autônomas nas suas decisões e na forma de gerir a sua vida, encaminhado para grupos de Whatzapp e disponibilizado na internet.  

Recebemos a equipe do Rotary Club e Casa da Amizade de Pirassununga que entregaram para vinte adolescentes, kits em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As adolescentes foram selecionadas, de acordo com a faixa etária específica do projeto, com o tema “cuidado” abordado em roda de conversa.  

Foi realizada reunião com famílias “merecedoras de atenção” reforçando a importância do autocuidado, empoderamento e prevenção da violência doméstica.  

A iniciativa vem de encontro com as atividades relacionadas ao empoderamento feminino, cujo propósito é conscientizar, para que se percebam como agentes sociais capazes de contribuir para transformar, em suas realidades, as relações sociais, políticas e culturais, atrelado a prevenção da violência doméstica.