Maio Laranja: o mês de combate à exploração sexual infantojuvenil

A AMMA veste-se de laranja para trazer à tona debate muito sério: a violência contra crianças e adolescentes. A ano, a AMMA durante todo o mês de maio, abraçamos a campanha com temáticas de cunho social, para estimular os colaboradores, famílias e usuários para a prevenção, defesa e denúncia.

Em 2024, estamos no 24º ano de mobilização do 18 de Maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. Instituída pela Lei Federal 9.970/00, a data é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou centenas de municípios do nosso país.


Abuso Sexual: é a situação de uso excessivo, de ultrapassagem de limites: dos direitos humanos, legais, de poder, de papéis, de regras sociais e familiares e de tabus, do nível de desenvolvimento da vítima, do que esta sabe, compreende, pode consentir e fazer (FALEIROS, 2000, p. 20).

Exploração Sexual: é a compra e venda de crianças e de adolescentes (por vezes sequestrados ou roubados) pelo explorador, caracterizando-se uma relação de propriedade e de comercialização de vidas humanas, nas quais a mercadoria não são os serviços sexuais prestados pela trabalhadora mas sua própria pessoa (LIBÓRIO, 2004, p. 95, apud FALEIROS, 2000, p. 55).

Os dados do Disque 100 vêm apresentando aumento significativo da violência, como também relata a Rede protetiva do nosso Município.

Todos somos responsáveis pela proteção. Precisamos entender sobre o nosso lugar, destacando a responsabilidade do Poder Público e da sociedade como um todo na garantia do atendimento às crianças, aos adolescentes e suas famílias, por meio de ações articuladas e intersetoriais.

Não podemos esquecer que a Resolução Nº 236 de 18 de maio de 2023, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA, estabelece a campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes “ e a flor amarela e laranja como símbolos oficiais do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em todo o território nacional, orientando ações para prevenção e proteção sobre o tema.

AÇÕES DA AMMA

Mobilização:

Encontros com educadores para discussão sobre a temática, participação no Cine debate junto a Secretaria de Educação de Pirassununga, rodas de conversa entre as crianças e ou adolescentes e equipe técnica, exibição de filmes, criação de produtos de comunicação nas mídias sociais, campanhas na internet, ações educativas envolvendo 10 oficinas socioeducativas, construção de biblioteca temática com acervo de livros, mobilização em espaços públicos, contação de histórias e encenação em escola pública, entre outras ações marcaram o maio na AMMA.

  • PAUTA TÉNICA

Realizamos em parceria com a S.M.D.H.C.J. capacitação para atores sociais com profissionais convidados, oficina e roda de conversa com os principais atores para criação do fluxograma de atendimento e ainda foi formado o Comitê, para discussão da temática da violência sexual contra crianças e adolescentes e os desafios enfrentados no Município, dialogando e construindo estratégias para que a rede possa assegurar a proteção e a prevenção.

18 de Maio foi um dia de mobilização e luta da sociedade contra as violências sexuais. Por isso nos unimos a Rede Protetiva, surgindo uma grande ação, onde todos/as promoveram e participaram das ações alusivas na Praça Municipal de Pirassununga.

Convidamos você a vir com a gente e continuar Fazendo Bonito o ano todo!